webwise
  terça-feira, 18 de Dezembro de 2018   english version 
Apresentação
Recursos Humanos

A webwise RH fornece ferramentas para a gestão do capital humano das Organizações, e com diferentes modelos de distribuição – Modelo proprietário (aquisição) e Modelo SaaS (aluguer), deste modo orientadas a empresas de todas as dimensões.

FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

Consulte to a nossa oferta de e-RH, agora integrada na empresa Squad

As ferramentas desenvolvidas pela webwise RH destinam-se à gestão do capital humano das Organizações, potenciando um alinhamento de comportamentos e acções com a estratégia da Organização. A oferta da webwise RH é alargada, cobrindo as várias necessidades departamentais e da Organização:

wiseSurvey® | wiseObservatorium® | wiseTraining® | wiseROIonTraining | wiseR&S
| Processos Administrativos

wiseSurvey®
Nunca foi tão fácil criar questionários

O wiseSurvey® é uma plataforma de acesso descentralizado e funcionamento sobre tecnologia web, que permite criar questionários, aplicá-los on-line, monitorizá-los e analisar os resultados. Ergue-se sobre um completo sistema de notificações que permite aos responsáveis por estes processos dinamizar e relembrar intervenções nas diferentes etapas dos processos.

Pelas suas características afigura-se uma ferramenta de grande potencial podendo ser utilizada para recolha de dados ou no âmbito de processos avaliativos e de certificação.

Pela sua versatilidade é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos diferentes departamentos dentro das empresas, sendo que os dados podem ficar perfeitamente segmentados ou procederem-se a análises integradas; é uma ferramenta que pode ser utilizada no despiste de necessidades de formação, na aferição de satisfação, na aquisição de conhecimentos e competências, para obter informação individual e comportamental, cultura empresarial, conhecimento da empresa, cultura geral, quiz genéricos, etc.

De entre as suas principais características destacam-se:
- utilização em contexto de rede interna, multi-posto
- utilização via Internet, Extranet ou Intranet
- definição de diferentes graus de utilização e níveis de acesso (por perfis)
- criação de questionários: perguntas e respostas, reutilizáveis, e definição do tipo de inquérito (cariz avaliativo ou estatístico)
- controlo do lançamento de questionários e parametrização dos mesmos
- controlo e monitorização dos acesso e respostas aos questionários
- sistema de alertas e notificações via correio electrónico
- recolha e tratamento de dados via electrónica, com possibilidade de obtenção de relatórios estratificados ou integrados e respectiva representação gráfica baseada em templates pré-definidos do Excel

wiseObservatorium®
Objectivos e estratégias alinhadas

O wiseObservatorium® é uma plataforma informática que integra os vários modelos de gestão do desempenho vigentes nas organizações, permitindo realizar informaticamente todos os processos ligados à avaliação, possibilitando um programa de alinhamento das actividades, comportamentos e acções dos colaboradores e grupos com as estratégicas corporativas. Através de um conjunto de módulos e funcionalidades, acessíveis mediante as características dos perfis, é possível a realização/operacionalização de todos os processos através desta ferramenta: desde a integração de todos os utilizadores (directores, chefias directas, chefias de 2ª linha, empregados, etc); à configuração do sistema de avaliação (modelo conceptual); à abertura, monitorização e fecho dos processos, onde todos os utilizadores podem interagir com a ferramenta (employee selfservice); à obtenção de relatórios integrados durante e no final do processo de avaliação; ao registo de todos os dados da avaliação em históricos acessíveis em qualquer altura...

Esta plataforma apresenta como principais características:
- Integração de diferentes modelos conceptuais
- Criação de perfis funcionais
- Definição dos factores de desempenho na função (decisões, responsabilidades e actividades)
- Criação de indicadores individuais, de equipa e corporativos; definição dos objectivos
- Criação de competências
- Planos de desenvolvimento individuais e de equipa
- Marcação dos períodos de avaliação
- Calendarização de acções e compromissos, registo das interacções e monitorização das avaliações
- Realização das avaliações, usando o conceito de employee self service (todos os intervenientes interagem com a plataforma)
- Sistema de alertas e notificações por e-mail, automático e/ou manual, associado às difrentes etapas do processo, garantindo a respectiva realização dentro dos timings estabelecidos
- Criação de fichas de avaliação do desempenho individual, com possibilidade de impressão
- Relatórios individuais e de equipa customizados e personalizados
- Possibilidade de exportação para Excel
- Acessos por perfis, o que significa que existem papeis diferenciados dentro do sistema de avaliação
- Acesso descentralizado via web
- Enquanto aplicação com interface web, apresenta tempos de implementação rápidos e integração com outros sistemas ou facilitada

Os benefícios marcantes desta plataforma prendem-se com a fidedignidade da informação recolhida, com a possibilidade de todos os utilizadores (avaliadores, avaliados e gestores) acederem ao sistema, com a eliminação da circulação de papel (já que todos os intervenientes acedem ao sistema, seja para registarem informação, seja para consultarem fichas de avaliação, etc.), pela possibilidade de geração de relatórios em tempo real permitindo um acompanhamento e correcção de desvios em tempo real, ou olhando para o passado para decidir quanto ao futuro, aceder a históricos dos dados.

Na prática significa que a Empresa substitui todos os processos de avaliação do desempenho em papel, por um sistema informatizado, célere e fidedigno, acessível a todos os intervenientes e que se traduzirá num conjunto de vantagens competitivas, quer no que respeita ao envolvimento dos colaboradores, quer no que toca às decisões estratégicas que se vêem fundamentadas e tomadas em tempo útil. De forma resumida, listam-se em baixo os benefícios que as organizações podem recolher através da adopção desta plataforma:
- Alinhamento de objectivos e acções individuais com as corporativas
- Gestão das pessoas de forma mais participativa e transparente, traduzida em maior satisfação e produtividade dos colaboradores
- Oleamento dos processos de comunicação vertical
- Análise, em tempo real e em histórico, dos indicadores chave de performance (KPI)
- Agilização, simplificação e maior celeridade do sistema de avaliação
- Monitorização, em tempo real, dos processos de avaliação permitindo a tomada de decisão em tempo útil
- Automatização de um conjunto de procedimentos
- Eliminação da circulação de papel

wiseTraining®
A dimensão estratégica da formação

O wiseTraining® é uma plataforma destinada a informatizar todas as variáveis técnico-administrativas de um ciclo de formação, permitindo uma eficaz gestão dos processos formativos, nas suas vertentes administrativa, financeira e de gestão analítica, conferindo um acompanhamento sistemático e um controlo operacional de todos os processos.

O uso desta plataforma permite uma maior celeridade na realização das tarefas administrativas e logísticas, um controlo mais assertivo dos processos e a tomada de decisão assente num conjunto de dados de gestão extraídos da ferramenta em qualquer altura dos processos.

Trata-se de uma ferramenta web composta por 3 módulos que respondem às necessidades dos vários actores de um processo formativo:
- Gestão administrativa (Cursos e acções de formação; inscrições; recursos didácticos e pedagógicos; documentação e certificados; locais e salas, etc.)
- Dinamização dos processos (abertura, monitorização, validação e fecho)
- Apoio à decisão (planeamentos, relatórios de gestão)

O wiseTraining®é uma plataforma de extrema versatilidade que apresenta um conjunto de características que a tornam uma importante ferramenta para quem vê a formação como um instrumento de competitividade das empresas. Aqui destacam-se:
- Agilização, optimização e celeridade na realização das tarefas ligadas aos processos formativos
- Eliminação de erros de operação, pela eliminação da intervenção humana na inserção de dados
- Acesso web: descentralização dos acessos podendo ser efectuados em qualquer lugar e a qualquer hora
- Controlo efectivo e total da componente administrativa da formação
- Apoio à gestão e suporte à decisão através de um conjunto de relatórios estatísticos, financeiros, controlo legal e gestão
- Redução de custos directos e indirectos, ligados à extinção da circulação de papel, trabalho administrativo e de tratamento manual dos processos, eliminação de erros na introdução e tratamento manual de dados, celeridade no tratamento da informação, diminuição das comunicações tradicionais
- Escalável e costumizável, comportando a fácil integração de novas funcionalidades e módulos , comunicação com outras soluções da webwise para a área de e-RH ou mesmo a ligação com aplicações, sistemas e plataformas externas de recurso nas Organizações
- Acesso por perfil permitindo apresentar funcionalidades diferenciadas por tipo de utilizador: Recursos Humanos; chefias; formador; colaborador/formando
- Sistema de alertas
- Dinamização das acções a partir de processos de monitorização previstos na plataforma
- Construção modular e reaproveitamento de conteúdos anteriormente criados
- Capacidade de integração de diferentes idiomas permitindo a sua utilização num plano internacional
- Integração com outros sistemas, ferramentas e ERPs ou soluções da webwise

Saiba mais sobre a plataforma wiseTraining®, solicitando a presença do nosso product manager para uma demonstração presencial.

wiseROIonTraining
A formação como instrumento de gestão

O wiseROIonTraining é uma plataforma preparada para a construção, parametrização e aplicação de questionários que visam recolher as opiniões e sensibilidades dos vários intervenientes no processo formativo, nas suas várias etapas.
Através da recolha sistematizada de dados e informações dos formandos, chefias, formadores, técnicos ou outros intervenientes que se queiram considerar, esta plataforma disponibiliza matrizes de análise que permitem avaliar a eficácia da acção de formação, ou seja, o grau de consecução dos objectivos estabelecidos em termos de aprendizagem e de melhoria do desempenho dos indivíduos e das equipas. A definição de momentos de recolha de informações no decurso dos processos formativos, permite, em tempo real, identificar desvios e introduzir iniciativas no sentido de corrigir situações em que os processos formativos implementados não estejam a ser eficazes.
O próprio controlo e monitorização permanentes que a ferramenta potencia, determina uma maior responsabilização e envolvimento dos intervenientes e promove a qualidade dos processos formativos, estimulando a utilização da formação como instrumento degestão, melhoria e desenvolvimento do desempenho dos indivíduos e das equipas.

Esta plataforma, desenvolvida pela webwise em parceria com a empresa de consultoria em Recursos Humanos P&D (Performance & Development), pretende gerir toda a componente da criação, parametrização (a quem e quando) e aplicação dos questionários de forma descentralizada através da internet; um sistema de alertas atempa e relembra as respostas aos questionários aumentando assim a taxa de resposta e a fidedignidade dos dados. Uma monitorização permanente de respostas e resultados, assim como um completo reporting, fornecem informações de importância capital à tomada de decisão em termos de correcção de desvios e avaliação da qualidade dos processos formativos implementados.

A caracterização da plataforma wiseROIonTraining revela um conjunto de benefícios que advém da sua utilização. Vejamos...
- Fácil parametrização: a identificação do tipo de inquiridos e os momentos de aplicação dos questionários são facilmente criados através de uma matriz de fácil utilização.
- Criação facilitada dos questionários através do wiseSurvey: Os diferentes questionários podem ser facilmente criados através da ferramenta de questionários on-line da webwise.
- Reaproveitamento dos conteúdos criados e parametrizados (questionários e matrizes).
- Celeridade dos processos: quer na parametrização, realização e aplicação dos questionários, quer na obtenção de dados e informações de suporte à decisão.
- Completo sistema de alertas automático e/ou manual, que avisa os inquiridos da necessidade de resposta, aumentando assim a taxa de resposta.
- Eliminação de erros de operação, pela eliminação da intervenção humana na inserção e tratamento de dados.
- Acesso web: descentralização dos acessos podendo ser efectuados em qualquer lugar e a qualquer hora.
- Monitorização permanente dos processos e das respostas, dinamizando as intervenções.
- Redução de custos directos e indirectos, ligados à extinção da circulação de papel, trabalho administrativo e de tratamento manual dos processos, eliminação de erros na introdução e tratamento manual de dados, celeridade no tratamento da informação, diminuição das comunicações tradicionais.
- Interoperacional: ligação com outras ferramentas e tecnologias; ligação directa às plataformas da webwise, nomeadamente a ferramenta da gestão da formação, questionários on-line e gestão do desempenho.
- Acesso por perfil: cada tipo de utilizador (chefias; formador; formando; técnico de formação) tem acesso a um conjunto de funcionalidades diferenciadas.

Saiba mais sobre a plataforma wiseROIonTraining , solicitando a presença do nosso product manager para uma demonstração presencial.

wiseR&S
Celeridade nos processos de Recrutamento e Selecção

O wiseR&S é uma plataforma que suporta informaticamente a gestão de todos os processos de Recrutamento, Selecção (R&S) e Contratação de colaboradores, permitindo agilizar os processos e facilitar o respectivo acompanhamento e monitorização, afigurando-se igualmente como um facilitador no acesso à informação e na comunicação entre os vários intervenientes.

Integra um conjunto de funcionalidades e módulos-base cujos acessos são determinados pelo perfil do utilizador.
1. Planeamento de necessidades, através da elaboração e gestão de planos que consideram as saídas e novas funções/necessidades a serem preenchidas; funciona pois num plano previsional.
2. Requisições: área onde se gerem os pedidos para recrutamento, previstos e não previstos nos planos de necessidades.
3. Candidatos: módulo onde são armazenados os dados, informações e CVs dos potenciais candidatos, em formato de ficha de candidato; formato que facilita a pesquisa para triagem.
4. Gestão de candidaturas/triagem: área onde se analisam as candidaturas que preenchem um conjunto de requisitos (por função, área de interesse; área geográfica, etc.); esta análise é auxiliada por ferramentas de pesquisa e indexação de dados.
5. Avaliação e selecção: área onde se faz o registo de toda a informação referente aos processos de selecção, avaliação e entrevistas, com registo das decisões.
6. Contratação: área onde se processa a gestão de processos ligados à contratação, isto é, as propostas e contratos.
7. Módulo Anúncios: área onde é possível publicar anúncios referentes a necessidades de recrutamento e perfis funcionais. Nesta área é possível a ligação com outras ferramentas e soluções como é o caso do portal de referência na área de emprego (empregos.online.pt)

A plataforma wiseR&S pode ser adaptada às necessidades e especificidades de cada organização, adaptando-se aos processos internos aí vigentes. Na prática quer dizer que é a ferramenta informática que se adapta ao modus operandum da organização e não o contrário, obviando-se tempos de adaptação ao manuseamento da plataforma. E esta é apenas uma das característica do wiseR&S , que se traduz numa vantagem na sua adopção. Vejamos outras:
- personalização e escalabilidade, ou seja adaptação das funcionalidades existentes e criação de novas;
- maior celeridade na realização das tarefas e processos; as ferramentas de pesquisa e a centralização dos dados são o suporte na rápida realização destas tarefas;
- redução de custos administrativos e de circulação de papel;
- melhoria dos fluxos de informação e comunicação;
- obtenção de dados sobre os processos e sobre resultados em qualquer altura do processo;
- acesso descentralizado via web;
- informação e funcionalidades dependentes de perfis de acesso e workflows;
- fluxos de validação e aprovação;
- sistema de comunicação assente em alertas via e-mail;
- dados analíticos e de gestão, disponíveis em qualquer altura do processo.

Processos Administrativos
Férias, Ausências, Trabalho suplementar, Ajudas de custo, Recibos ...

Partindo do conceito de employee self-service, este módulo, integrável com os módulos de gestão e processos técnicos, permite registar e centralizar toda a informação relativa às marcações de férias, registo de ausências e trabalho suplementar; pedidos e autorizações para ajudas de custo, permitindo a emissão de mapas oficiais obrigatórios (balanço social e outros), com registo das faltas, horas extraordinárias, remunerações e descontos por funcionário.

À semelhança do funcionamento das demais plataformas da webwise, aqui também o colaborador interage com a ferramenta, com acesso a um conjunto de funcionalidades e acções que o seu perfil lhe permite. O sistema de comunicação implementado na plataforma permite criar um fluxo de pedidos e respostas, com autorização ou indicações de alterações, que agiliza e torna mais céleres todos estes processos administrativos, com a grande vantagem de todas as informações e decisões ficarem registadas em formato de histórico na plataforma.

Todas as funcionalidades são construídas com base num conjunto de regras que a própria Organização define, e que podem ser introduzidas no sistema pelo Responsável /Administrador da plataforma. Ora isto traduz-se numa das grandes vantagens desta ferramenta:
- Personalização e adequação às regras internas de cada Organização (por exemplo introduzindo períodos máximos seguidos de férias; dias que não podem ser tirados, etc.).

Para além desta vantagem inerente à plataforma destacam-se outras:
- TCO reduzido: solução muito competitiva em termos de preço.
- Celeridade na realização dos processos e maior controlo dos mesmos: todo o registo e respectivas aprovações são feitas directamente pelos próprios na plataforma, existindo um sistema de alertas por e-mail que avisam os respectivos intervenientes, em tempo real.
- Redução de custos: ligada à eliminação da circulação em papel; tarefas administrativas de operadores de dados; eliminação de erros manuais...
- Usabilidade: ferramenta com interfaces intuitivos e de fácil utilização, utilizando-se os procedimentos normais de navegação na net.
- Integração: com outras ferramentas, tecnologias, sistemas, ERPs ou ferramentas da webwise.
- Upgrades e novas versões: as plataformas da webwise comportam melhorias permanentes, associadas à experienciação do uso das ferramentas ou às evoluções tecnológicas.

Saiba mais sobre est aplataforma solicitando a presença do nosso product manager para uma demonstração presencial .

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